SATA: Tripulantes de cabine convocam greve para 1 e 2 de Maio

Os tripulantes de cabine da SATA Internacional/Azores Airlines vão paralisar nos próximos dias 1 e 2 de Maio, período em que serão assegurados apenas três voos de serviços mínimos, anunciou o sindicato.

Segundo o pré-aviso de greve emitido pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) a greve abrange todos os voos da Azores Airlines/SATA Internacional cujas horas de apresentação ocorram em território nacional entre as 00:00 e as 23:59 desses dias.

Como serviços mínimos ficam assegurados os voos Lisboa/Pico/Lisboa, às 7:00 UTC (8:00 em Lisboa), e Lisboa/Horta/Lisboa, às 14:00 UTC (15:00 em Lisboa), no dia 1 de Maio, e o voo Lisboa/Horta/Lisboa, às 14:00 UTC (15:00 em Lisboa), no dia 2 de Maio.

A paralisação abrange igualmente “os demais serviços, como sejam a assistência, reserva, ou qualquer tarefa no solo, ou seja, qualquer tarefa ordenada pela empresa, nomeadamente instrução ou outro serviço em que o tripulante preste actividade, inspecções médicas no âmbito da Medicina do Trabalho, situações de deslocação como ‘dead crew’ ou através de meios de superfície”, refere o sindicato.

Neste período estarão asseguradas as ligações entre Ponte Delgada e a Terceira e o continente através de outras operadoras, designadamente a TAP Portugal, a EasyJet e a Ryanair.

Entretanto, o presidente do conselho de administração da transportadora aérea SATA, disse estar a analisar as razões que levaram o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) a emitir um pré-aviso.
“Estamos a analisar as razões invocadas pelo sindicato no pré-aviso de greve”, afirmou à agência Lusa Paulo Menezes, garantindo que, se se mantiver a paralisação, a transportadora açoriana “tudo fará para minimizar o impacto nos passageiros”.

Paulo Menezes adiantou que a empresa “já accionou o plano de contingência para fazer face a uma eventual greve” e explicou que a SATA “ainda não tem uma situação financeira equilibrada, estando num processo de recuperação”.