Secretária de Estado do Turismo defende relações de trabalho sustentáveis e estáveis

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, defendeu esta sexta-feira que “cada vez mais temos que ter relações de trabalho mais estáveis, mais duradouras e, neste momento, temos o facto da actividade turística estar a alargar, o que permite também ter cada vez mais relações de trabalho sustentáveis e estáveis”.

Ana Mendes Godinho falava aos jornalistas após a inauguração da segunda edição da Bolsa da Empregabilidade, na BTL, que reuniu mais empresas do que no ano anterior, que em conjunto oferecem mais de quatro mil potenciais empregos.

Na sua intervenção, a secretária de Estado do Turismo realçou a importância desta iniciativa, promovida pelo Forum Turismo 2.1, em colaboração com a BTL, mas também apadrinhada pela Secretaria de Estado do Turismo e pelo Turismo de Portugal, principalmente depois de ter percorrido o espaço e ter conversado com os representantes das empresas que deixaram a mensagem de que “há mais empregos à procura de trabalhadores do que trabalhadores a procura de emprego no turismo”.

A governante referiu-se ainda a um dos principais objectivos da Estratégia do Turismo 2027, cujos resultados foram apresentados na BTL, “ a valorização profissional e qualificação das pessoas”. Assim, “o nosso objectivo é acelerar o processo de formação e qualificação das pessoas que estão no turismo”.

Ana Mendes Godinho deixou também uma mensagem às empresas do sector do turismo. “É preciso saber reter talentos, saber reter valores e, para isso, é preciso valorizar as pessoas com quem trabalham, porque são activos fundamentais, pois são elas que cativam cada vez mais os nossos clientes”.