Secretária de Estado do Turismo garante segunda fase do programa Revive

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho garantiu que o Programa Revive vai ter uma segunda fase em 2018, e fez um balanço “muito positivo” de um programa que “demonstrou que é possível por o património a uso e a ser um activo para as regiões onde se insere” e que tem “grande aptidão também para captar investidores e investimento”.

Um ano depois de ter sido anunciado, a governante, em entrevista à TSF, disse que o Programa Revive está de boa saúde e garante que no próximo ano os concursos vão ser lançados com mais frequência porque o “trabalho de montagem de todo o processo, de levantamento arquitectónico de todos os edifícios e de estudos patrimoniais” está concluído”, destacando que “temos neste momento mais três concursos prontos a lançar para o Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, o Forte de São Roque, em Lagos, e a Coudelaria de Alter, em Alter do Chão”.

Os concursos já lançados tiveram sempre interessados, acrescenta a secretária de Estado, e chegaram ao Governo “cerca de 365 pedidos de informação – nacionais e estrangeiros – sobre vários imóveis do Revive”.

Lançado no final de 2016, o programa tem como objectivo a recuperação e valorização e recuperação de vários monumentos do património cultural e histórico nacional para fins turísticos. O Estado começou por integrar no programa 30 edifícios – entre mosteiros, conventos, fortes e antigos quartéis – todos sem utilização, deixados ao abandono ou perto da ruína. Depois passaram a ser 33 os monumentos incluídos na lista, e para 2018 está a ser preparado um novo pacote de 40 monumentos para concessão turística.

Refira-se que já foram lançados os quatro primeiros concursos. Dois estão concluídos: o Convento de São Paulo, em Elvas, concessionado ao Grupo Vila Galé, e os Pavilhões do Parque, nas Caldas da Rainha, cuja concessão foi entregue ao Grupo Visabeira; um está em finalização, o Hotel Turismo da Guarda; e o concurso da Quinta do Paço de Valverde, em Évora, termina a 2 de Fevereiro de 2018.