Secretária de Estado inicia visitas às regiões pelo Algarve

Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, visitou o Algarve nesta semana, de modo a debater o crescimento do turismo algarvio, procurar soluções para esbater a sazonalidade do destino e desenvolver uma estreita colaboração entre a tutela e o Algarve.

O Algarve foi a primeira paragem de uma série de visitas oficiais que a nova SET irá realizar pelas diferentes unidades regionais de turismo do país. A passagem por Faro foi marcada pela partilha com a tutela das principais preocupações do sector, numa extensa lista de reuniões com representantes da Região de Turismo do Algarve, Comunidade Intermunicipal do Algarve, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, associações empresariais, aeroporto, sindicatos, deputados e outros representantes sectoriais.

Ana Mendes Godinho mostrou interesse em questões relacionadas com a sazonalidade do destino, a animação na época baixa do turismo algarvio, a estruturação dos produtos que compõem a oferta turística da região, a formação profissional, o emprego ou as medidas de apoio aos empresários. A responsável prometeu regressar à região no próximo mês de Janeiro já na posse de algumas soluções para partilhar com os principais interlocutores regionais.

Quanto a medidas concretas, a Secretária de Estado do Turismo afirma que já está a ser trabalhado o novo programa Iniciative.pt. O programa que visa a captação de novas rotas aéreas termina este mês de Dezembro, mas, segundo Ana Mendes Godinho, é para continuar e até aprofundar, de modo a assegurar a competitividade da acessibilidade aérea.

Foi também discutido o tema das portagens na A22, relativamente ao pagamento e à forma de pagamento, sendo referida a necessidade de agilização de um ponto de bloqueio à entrada do mercado espanhol no Algarve.