Sector da distribuição quer conhecer-se melhor

O sector da distribuição, através da APAVT, quer conhecer-se melhor. Neste sentido, a associação encomendou um estudo à consultora Augusto Mateus & Associados, que será apresentado durante o seu congresso este ano em Macau.

O acordo para a elaboração deste estudo foi rubricado durante a BTL, entre o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, e por Sandra Primitivo, partner da Augusto Mateus & Associados.

Segundo Pedro Costa Ferreira, este estudo visa dois grandes objectivos: “Em primeiro lugar, conhecer melhor o sector em detalhe, o que permitirá alguma mensagem para as associadas relativamente ao caminho estratégico que devemos seguir, em segundo lugar, tentar também iluminar o caminho do futuro da própria APAVT, isto é, através de um conhecimento mais detalhado do sector conseguirmos nós próprios percebermos como é que podemos ajudar os nossos associados e como é que podemos melhor representar o sector”.

Ou seja, “pretendemos mostrar, através de uma análise científica, o peso do sector na cadeia de distribuição, na economia do turismo e na economia nacional”, considerou o presidente da APAVT, que antevê uma surpresa agradável porque “porque desde há 25 anos que se fala no fim da profissão do agente de viagens e, passados estes anos a profissão só não acabou como os números continuam a ser de crescimento”.

Refira-se que o último estudo sobre o sector da distribuição em Portugal foi realizado há mais de uma década por isso, neste momento completamente ultrapassado. Para Pedro Costa Ferreira “não há qualquer comparação do ponto de vista do que é o mercado hoje, quer do que são os principais players, quer dos grupos económicos, da concorrência, ou da globalização. É tudo uma nova atmosfera e, é por isso que sentimos a necessidade, nos últimos anos, de avançar para esta acção.