Sesimbra inaugura museu dedicado ao mar e à pesca

A inaugurar no próximo dia 31, às 15h30, o Museu Marítimo de Sesimbra ocupa espaços interiores da Fortaleza de Santiago, monumento seiscentista recentemente restaurado.

M_Maritimo _SesimbraM_Maritimo_Sesimbra_5M_Maritimo _Sesimbra_4

O Museu reúne, em várias salas, com diferentes temáticas, um vasto património fruto, em grande parte, de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória. Um cepo de âncora com 5000 anos associado à navegação no período romano e um conjunto de anzóis e pesos de rede situados entre 2500 e 200 a.C. são os artefactos mais antigos da exposição.

O espaço aposta numa componente lúdica e interactiva, podendo ver-se na secção “Desde o Princípio”, a história de Sesimbra em 3D, com destaque para a recriação da formação da Arrábida e do Cabo Espichel ou a passagem dos dinossauros, cujas marcas são visíveis no Cabo, bem como a vila no tempo dos romanos, a famosa batalha de 1602 ou a Capela do Espírito Santo e o Hospital Medieval em pleno funcionamento. 

Na sala dedicada ao Parque Marinho Luiz Saldanha, a componente marítima do Parque Natural da Arrábida, um aquário virtual permite “mergulhar” no fundo do mar e conhecer as espécies mais comuns existentes no Parque.

Na Sala da Memória, uma mesa interativa (touch screen) possibilita a consulta de bases de dados documentais com registo dos pescadores sesimbrenses desde finais do século XIX, assim como o registo de embarcações sesimbrenses a partir do início do século XX..

As principais artes de pesca praticadas em Sesimbra ao longo dos tempos estão representadas na sala da Arte, o núcleo central do Museu, enquanto na Sala da Viagem se encontram retratados os três momentos na navegação dos sesimbrenses. O primeiro, nos séculos XV e XVI, o segundo, a navegação costeira, e um terceiro momento, a partir dos anos 60.

As devoções marinheiras e marítimas estão também patentes no Museu, onde há também a Sala da Comunidade que demonstra a ligação estreita entre este espaço museológico e a comunidade sesimbrense.