SET diz que HotelShop “é exemplo do que é o Turismo”

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo entregou esta quarta-feira os prémios da HotelShop|SocialShop. No seu discurso de encerramento destacou “aquilo que a cooperativa representa enquanto exemplo do que é o Turismo”.

Nesse sentido, a responsável pela pasta do Turismo no Governo, enumerou “a capacidade da cooperativa de agregar e dar escala a um conjunto de fornecedores e compradores e garantir que há dimensão para ganhos de eficiência e de escala”.

No entender de Ana Mendes Godinho, “isto é o turismo, ou seja, um conjunto de micro e médias empresas com muita dificuldade de por si só se afirmarem e de terem capacidade de ser competitivas num mercado tão global”.

Por outro lado, continuou, “olho muito para a cooperativa como um bom exemplo do que uma parceria entre o Estado e o sector privado pode conseguir, ou seja, lançar de alguma forma sementes juntando-se à iniciativa privada para criar projectos de dimensão, nomeadamente cooperativos como este”, tendo em conta que a HotelSHop|SocialShop foi inicialmente alavancada pela “capital de risco através do fundo de turismo público”, disse a secretária de Estado.

Outro exemplo que Ana Mendes Godinho destacou foi a “ necessidade de permanente de qualificação dos recursos humanos e a grande capacidade desta plataforma dar uma grande valorização aos produtos nacionais e regionais, é um sector que valoriza o que é nosso e o que nos distingue e é este turismo que valoriza o que é nosso, o que é a nossa cultura que tem capacidade para se afirmar e distinguir.