SET: Resultados de Fevereiro mostram “sustentabilidade” do sector

A secretária de Estado do Turismo considerou esta sexta-feira “particularmente importante” o desempenho do turismo em Fevereiro, mês de época baixa, uma vez que demonstra que o sector em Portugal se está a afirmar como “sustentável ao longo do ano”.

À Agência Lusa Ana Mendes Godinho sublinhou os crescimentos de “dois dígitos” nas dormidas, receitas e proveitos hoteleiros registados em Fevereiro, afirmando que eles demonstram que o “nosso turismo deixa de ser uma actividade só sazonal e começa a ter um efeito de crescimento e de actividade sustentável ao longo do ano”. Considerou também que este bom desempenho resulta da aposta que tem sido feita na diversificação de produtos, nomeadamente no que se refere ao turismo cultural, de congressos e negócios e de natureza.

“Cada vez mais estamos a apostar em produtos associados ao turismo cultural e ao turismo de congressos e de negócios, turismo natureza e passeios a pé e de bicicleta, criando atractivos ao longo do ano para além do sol e praia”, disse à Agência Lusa, acrescentando que esta estratégia, associada a “fortes campanhas de promoção de rotas aéreas e de operações turísticas”, tem vindo a dar frutos.

Neste sentido  Ana Mendes Godinho destacou o “crescimento fantástico” registado pelos Açores em Fevereiro, com aumentos e 60% nos proveitos hoteleiros e quase 40% no número de hóspedes.

A governante avançou que para o resto do ano as perspectivas sã “bastante boas”, permitindo antever um novo “ano recorde nas receitas turísticas”, com “crescimento a dois dígitos”. A propósito referiu mesmo que “no mercado alemão os operadores já nos transmitiram que estão com dificuldades em fazer reservas para o Algarve no Verão, porque há muita procura”.