Solar do Alvarinho em Melgaço recebe 16,5 mil visitantes em 2016

O Observatório Turístico de Melgaço dá conta que o Solar do Alvarinho, com 16.561 visitantes, foi o espaço que mais turistas acolheu naquele concelho.

Dados da Loja Interactiva de Turismo de Melgaço demonstram que Melgaço é eleito por turistas nacionais e estrangeiros. O ano passado, 3.314 visitantes de diversos pontos do país e do mundo passaram pelo espaço. O Solar o Alvarinho é o espaço preferencial, com 16.561 visitantes. Segue-se a Porta de Lamas de Mouro (9.922), a Torre de Menagem (8.301), e o Posto de Castro Laboreiro (4.196 visitantes).

O Observatório Turístico de Melgaço torna possível informação real, completa e adequada que permite orientar as acções turísticas e institucionais a realizar. Com o desenvolvimento deste projecto, o município de Melgaço, os empresários, os investidores, os operadores e agências que trabalham o destino de Melgaço, passaram a ter informação mais completa, adequada e real conseguindo, para o efeito, orientar as suas estratégias para um segmento de mercado e possíveis investimentos de um modo muito mais organizado. O projecto conta com parceiros estratégicos como a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e as escolas secundárias e profissionais.

Ao longo dos anos este Observatório realizou junto dos turistas uma série de inquéritos com o propósito de recolher os pontos fortes e os pontos fracos do turismo. Desde 2015 em plataforma digital, este registo permite medir o grau de satisfação dos visitantes, bem como descobrir as motivações para a visita ao concelho.