“Sustentabilidade impulsiona desenvolvimento turístico”

Em entrevista à Pacific Asia Travel Association, Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, disse que o maior impulsionador do desenvolvimento turístico é a “sustentabilidade, que cria emprego e estimula as economias verdes”.
Para o responsável da OMT, “o que muitos não percebem é que a sustentabilidade é também uma grande oportunidade para o desenvolvimento económico”, e que “mudar para o turismo sustentável é fundamental para alcançar esse crescimento”.
No entender de Taleb Rifai, “o maior desafio que o sector de turismo global enfrenta é, definitivamente, a sustentabilidade”, já que “o turismo está a crescer a uma média de 5% ao ano desde 20Destinos e em 2030 prevê-se que chegue a 1,Restauração mil milhões de turistas”.
Assim sendo, “não podemos simplesmente ignorar os factos e deixar que o sector cresça sem gestão ou corremos o risco de danificar o meio ambiente e património cultural, esgotar os recursos naturais e perturbar os valores sociais das comunidades de acolhimento com os impactos do turismo”.
S.C.F.