Taleb Rifai: “2017 é uma oportunidade para capitalizar o potencial do turismo”

Na mensagem de ano novo divulgada esta segunda-feira, o secretário-geral da OMT declarou que o ano de “2017 é uma oportunidade para capitalizar o potencial do turismo para construir um mundo melhor”.

Taleb Rifai regozija-se pelo facto de 2017 ser o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. “Não é em vão que cada vez se reconhece mais o papel do nosso sector para conseguir que o mundo seja um lugar melhor”, disse.

“Este ano vamos ter uma oportunidade para demonstrar que o turismo pode ajudar-nos a alcançar o futuro que queremos, e para determinar, juntos, que lugar queremos que ocupe na agenda para o desenvolvimento sustentável até 2030”, referiu ainda o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo.

Naturalmente, de acordo com Taleb Rifai, “o nosso sector continua a fazer frente a inúmeros desafios”, mas “vou sempre recordar a minha etapa neste sector tão fascinante e enriquecedor, pois o turismo é um sector de esperança. Não só é uma das actividades económicas de maior resiliência, como consegue unir nas pessoas de diferentes culturas e continente”.

Taleb Rifai dirige-se a todos os Estados membros da OMT neste início do último ano como secretário-geral da organização, posto que ostentou durante quase sete anos.