TAP inicia operação para Fez e voa para 3º aeroporto em Londres

A TAP iniciou esta segunda-feira uma operação entre Lisboa e a cidade marroquina de Fez com seis voos semanais, no mesmo dia que começou a voar entre a capital portuguesa e o aeroporto de London City, com duas frequências diárias de segunda a sexta-feira e uma diária aos fins-de-semana.

A cidade de Fez passa a ser o quarto destino em Marrocos servido pela companhia, depois de Casablanca, Marraquexe e Tânger.

Registando já bastante interesse no mercado, as ligações dire tas entre Lisboa a Fez serão operadas em ATR-72, com capacidade para 70 passageiros, de segunda a sábado, com partida de Lisboa às 14:00 e regresso de Fez às 16:35, passando para voos diários no verão IATA de 2018.

Em 2016, a TAP transportou para Marrocos aproximadamente 110 mil passageiros, tendo no primeiro semestre deste ano registado já um crescimento homólogo superior a 200% no conjunto das rotas marroquinas. Ao acrescentar Fez ao mapa de destinos, a TAP prevê um aumento de capacidade para Marrocos na ordem dos 20%.

O início da operação entre Lisboa e Fez vem reforçar o posicionamento estratégico da TAP no continente africano, que continua a ser uma das fortes apostas da companhia. A TAP passa, assim, a servir 17 destinos, quatro dos quais em Marrocos, em 11 países africanos, parte de uma rede global em expansão, composta por 85 destinos em 35 países.

Igualmente, esta segunda-feira, o aeroporto de London City juntou-se a Heathrow e Gatwick num reforço da operação para o Reino Unido. A TAP passa, assim, a servir três aeroportos em Londres, e torna-se a única operadora entre Lisboa e Londres a operar para este aeroporto, localizado no centro financeiro da cidade, aumentando a operação, em termos de frequências, em 24 p.p.

As ligações directas entre Lisboa e Londres – London City serão operadas em Embraer 190, com capacidade para 106 passageiros, com partidas de Lisboa às 7:00 e às 16:40, e regresso de Londres às 10:10 e às 19:50, de segunda a sexta-feira.

Aos fins-de-semana, a frequência é diária. Aos sábados, com partida de Lisboa às 7:00 e de Londres às 10:10, e ao domingo, com partida de Lisboa às 16:40 e de Londres às 19:50.

Entre Janeiro e Setembro deste ano, verificou-se um aumento de oferta de lugares de 12% e um crescimento do número de passageiros transportados entre Lisboa e Londres de 28%. Este ritmo de crescimento deverá manter-se até ao final do ano, prevendo-se que o total de passageiros ultrapasse os 700 mil.