TAP promove Festas da Senhora d’Agonia

A acção com que a companhia pretendeu promover as tradicionais Festas da Senhora d’Agonia e, em simultâneo, homenagear o distrito de Viana do Castelo, insere-se no âmbito do projecto “Abraçar Portugal”.

A TAP transportou esta sexta-feira 25 minhotas tipicamente trajadas, entre o Porto e Lisboa, a bordo do Embraer 190 “Viana do Castelo”, da TAP Express, para promover as Festas da Senhora d’Agonia de Viana de Castelo. A companhia contribuiu também para a divulgação da doçaria deste distrito minhoto, ao servir pastelaria tradicional a bordo dos primeiros voos da manhã da sua “ponte aérea”.

Vinte e cinco “mordomas” trajadas a preceito, elementos de 13 grupos folclóricos e etnográficos de Viana, bem como o presidente da autarquia, José Maria Costa, compunham o grupo que, acompanhado também pela TAP, se dirigiu ao Ministério da Cultura, onde foi recebido pelo ministro Luís Castro Mendes, no Palácio Nacional da Ajuda.

Este ano, a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia será celebrada entre 17 e 20 de Agosto, contando com concertos, desfiles de Gigantones e Cabeçudos e com o célebre Desfile da Mordomia e o Cortejo Histórico-Etnográfico, bem como a visita obrigatória às ruas da Ribeira para admirar os Tapetes Floridos. As festas culminam na célebre Procissão ao Mar, no dia 20, feriado municipal em Viana do Castelo.