TAP vai mostrar Airbus A330neo ao mundo

Em estreia mundial, o Airbus A330-900neo da TAP foi apresentado em Lisboa esta terça-feira, 19 de Junho, após ter efectuado o seu primeiro voo com passageiros, no caso convidados, entre Toulouse e Lisboa. Este foi o primeiro de uma série de voos teste que o novo avião irá fazer por todo o mundo, começando pelo Brasil.

Após o voo que trouxe pela primeira vez o A330neo a Lisboa, o novo avião da TAP segue para o Rio de Janeiro, e depois de regressar à capital portuguesa voltará a voar em direcção a São Paulo, Recife e Miami. Até ao final do mês, o A330neo da TAP prosseguirá o plano de voos de teste numa sequência que o vai levar a Kuala Lumpur, Manila, Jacarta, Bangkok, e Maurícias. Na última etapa, o vai voar para Nova Deli, Reykjavik, Chicago e Atlanta. O périplo mundial terminará na fábrica da Airbus em Toulouse.

Estes testes, que são também conhecidos como testes de rota marcam a etapa final da fase de certificação das aeronaves, e incluem missões ETOPS, aterragens de desvio em aeroportos e testes de handling. Depois de passar pela Europa, o A330neo irá a 15 dos principais aeroportos nos cinco continentes para que atinja 150 horas de teste de voo.

Os testes de comprovação de rotas são os últimos necessários para a Certificação de Tipo de Aeronave programada para este verão.

Conforme tem vindo a ser noticiado, a TAP vai ser a primeira companhia aérea do mundo a operar o novo avião A330-900neo, o primeiro a surgir equipado com a nova versão da cabine Airspace. Além disso, o A330neo incorpora a última geração de reactores Rolls-Royce Trent 7000 e melhorias ao nível da aerodinâmica. De sublinhar ainda que o A330neo proporciona reduções de combustível da ordem dos 14% por cadeira de avião, tornando-o no avião wide-body mais eficiente.