Táxi fluvial vai ligar Gaia e Porto

As ribeiras de Gaia e do Porto vão passar a estar ligadas, a partir do início de Setembro por um serviço de táxi fluvial a cada 15 minutos. O promotor do projecto Douro River Taxi é a empresa The Fladgate Parnership, que pretende transportar cerca de 200 mil passageiros durante o próximo ano.

O táxi fluvial, destinado especialmente para os turistas, terá duas embarcações — as rabelas — a ligar as margens a cada 15 minutos, em viagens com a duração de três a quatro minutos com o preço de três euros cada.

No início deste ano a empresa esperava ter os barcos a circular ainda antes da Páscoa, mas o processo de licenciamento acabou por demorar, tendo a última licença sido emitida na passada semana pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Com as “rabelas” “Serra do Pilar” e “Casa do Infante”, os turistas vão poder fazer uma travessia de 230 metros sem ter de utilizar o sobrelotado tabuleiro inferior da Ponte Luiz I.

Cada embarcação tem 15 metros de comprimento e pode transportar até 28 passageiros que estarão sempre acompanhados de dois tripulantes durante as travessias que, para já, e durante o Verão, irão começar às 9 horas e terminar cerca das 20h30. Do lado de Gaia, o cais ficará em frente ao Clube Fluvial Portuense e, do lado do Porto, frente à Praça da Ribeira.