The Lisbon MBA e Turismo de Portugal lançam concurso de ideias mundial

Denominado “Tourism Innovation Competition”, o concurso de ideias visa encontrar uma ferramenta de análise do comportamento dos turistas. Os detalhes foram ontem apresentados em Lisboa, numa sessão em que foi assinado o protocolo entre o Turismo de Portugal e o The Lisbon MBA (MBA da Nova School of Business and Economics e da Católica-Lisbon School of Business and Economics).
O concurso de ideias mundial irá premiar o projecto que apresente, de forma mais inovadora, uma solução que permita medir o comportamento dos turistas, respondendo a questões como “onde vão, o que fazem, quanto gastam?”, uma informação que é de grande valor para os agentes das várias áreas do turismo.
O objectivo, segundo avançou Daniel Traça, Dean da Nova SBE, passa por “pôr o conhecimento e a experiência do Lisbon MBA ao serviço do turismo”, ajudando o sector e as suas empresas a tornarem-se mais competitivas.
Como foi pormenorizado por Pedro Oliveira, director Académico do The Lisbon MBA, será valorizada a proposta que melhor identificar ferramentas que permitam a medição e a utilização de mecanismos inovadores como crowdsorcing e datamining das redes sociais, dispositivos móveis ou operadores de telecomunicações que possibilitem a recolha e análise destas informações.
Serão escolhidas três propostas finalistas que serão apresentadas numa conferência no mês de Setembro em Lisboa, onde se irá debater a importância da inovação para a gestão. O vencedor receberá um prémio de Destinos mil euros, sendo que os outros dois finalistas receberão dois mil, cada.
Os interessados no concurso poderão obter mais informação em www.thelisbonmba.com/tourism-innovation-competition.
M.F.