Tomar é sede mundial da Ordem dos Templários

Tomar vai ser a sede internacional da Ordem dos Templários, segundo decisão tomada na última convenção desta ordem, que reuniu representantes de 44 países.

Desde 1312 que os Templários não dispunham de sede física, sendo agora escolhido para tal o Palácio de Alvim, no centro de Tomar, que será sujeito a obras de beneficiação. Espera-se que, dentro de dois anos, aquando da comemoração dos nove séculos da fundação dos Templários, Tomar seja o local escolhido para tal peregrinação.

A decisão de transformar Tomar na sede da Ordem Internacional dos Templários é o reconhecimento do trabalho efectuado e vai contribuir para o incremento do turismo da cidade à escala global.

A origem dos Templários está relacionada com a necessidade de defesa dos peregrinos a Jerusalém, tornando-se num símbolo da caridade. Em Portugal, a Ordem existia antes da fundação do país, com D. Afonso Henriques a compensa-la mais tarde, pelo apoio prestado nas conquistas aos muçulmanos e estabelecendo em Tomar o Grão-Priorado de Portugal.