Torres Novas alia tecnologia ao turismo

O município de Torres Novas vai implementar o projecto TorresCode. Trata-se de disponibilizar informação turística nos locais de maior interesse, com recurso a tecnologia digital e de uma forma mais atractiva, inovadora e interactiva.

A decisão acaba de ter tomada em reunião da Câmara Municipal de Torres após a apresentação feita pela vereadora Sónia Sousa, responsável pelo pelouro do turismo.

Numa primeira fase, o projecto incide sobre o Castelo de Torres Novas, monumento nacional desde 1910 e considerado a Porta da Cidade. Depois, a rede estender-se-á a outros locais de interesse histórico e patrimonial do concelho.

Com este projecto, “ a interacção dos visitantes com os espaços visitados pode ser realizada através da criação de uma rede de pontos de interesse no concelho, dotada de placas identificativas e informativas, incorporando elementos da tecnologia digital QR Code, (Quick Response Codes), que permitem o acesso rápido e fácil, através da internet, a informação e conteúdos multimédia, como textos, fotos ou vídeos, facilitando a criação de experiências de realidade aumentada”, referiu a autarca à imprensa local.