TP e INE realizam Inquérito ao Turismo Internacional

O Turismo de Portugal e o Instituto Nacional de Estatística celebram ontem um protocolo de colaboração que visa reforçar a cooperação entre as duas entidades.
O protocolo ajudará a desenvolver nova informação estatística, fundamental para a avaliação das políticas e práticas do sector, assim como para a definição de estratégias e afetação de recursos capazes de consolidar o dinamismo e crescimento de um sector com um peso crescente na economia nacional.
De acordo com o comunicado, a primeira iniciativa desta nova colaboração será o Inquérito ao Turismo Internacional, que visa responder às necessidades de informação sobre os fluxos de visitantes estrangeiros e de residentes em visita ao estrangeiro, segundo critérios que pretendem ajudar as entidades públicas e os operadores privados a estruturar uma oferta mais ajustada, individualizada e rentável.
O Inquérito ao Turismo Internacional, que começará agora a ser estruturado, é um bom exemplo do que se pretende e permitirá conhecer o perfil de viajante, as deslocações efetuadas, o número de residentes e não residentes que atravessam as principais fronteiras nacionais, os seus objectivos de viagem, ajudando ainda a obter uma estrutura de repartição de gastos turísticos internacionais pelas principais rubricas de despesa.
Esta parceria entre as entidades, constitui mais uma das iniciativas que o TP tem vindo a desenvolver com vários agentes do sector, directos e indirectos, no sentido de consolidar informação para apoiar a tomada de decisões, quer pelas entidades públicas quer pelas empresas privadas do sector.
M.P.C.