Tradição da pesca do atum volta ao Vila Galé Albacora

Conhecer a tradição da pesca do atum é o objectivo do Festival do Atum “Almadrava” que decorrer de 21 a 23 de Abril no Eco hotel Vila Galé Albacora, e já vai na sua quarta edição.

Tendo como objectivo manter viva a história desta unidade hoteleira, resultante da reabilitação do antigo Arraial Ferreira Neto, esta iniciativa inclui, no sábado, uma visita guiada por um antigo morador, que contará estórias dos tempos em que a pesca do atum era o único sustento das famílias que habitavam neste local.

Está igualmente agendada uma demonstração da desmancha do atum em parceria com a Confraria do Atum de Vila Real de Santo António. De destacar também o workshop de gastronomia dedicado ao tema.

A exposição do fotógrafo Paulo Viegas, a apresentação do espólio fotográfico da Companhia de Pescarias do Algarve, visitas ao núcleo museológico dedicado à pesca do atum existente no hotel e a exibição do filme “Almadrava” são outras das atracções do festival.

Durante todo o fim-de-semana, esta iniciativa contará ainda com diferentes momentos gastronómicos dedicados ao atum e aos sabores do mar. Por exemplo, sábado decorre o jantar buffet Almadrava (25 euros por pessoa, com bebidas incluídas) e no domingo, o almoço integra uma mostra gastronómica dedicada aos pratos típicos da região (19 euros por pessoa, com bebidas incluídas).

Refira-se que o Eco hotel Vila Galé Albacora ocupa o antigo Arraial Ferreira Neto, um testemunho arquitectónico da organização social e da forma de vida dos pescadores e das suas famílias, quando a Almadrava – a armação para capturar o atum – ainda era utilizada.