Turismo anuncia: 6M€ para melhorar acessibilidades e equipar centros históricos com wi-fi gratuito

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, anunciou, esta sexta-feira, o lançamento de uma linha de apoio financeiro de 5 milhões de euros para apoiar a criação de acessibilidades em estabelecimentos hoteleiros e em espaços públicos, por parte de empresas e entidades públicas, que acresce 1 milhão de euros para projectos Wifi em centros históricos.

wifi-centros-historicoselvas-set

Os anúncios das duas dotações foram feitas na apresentação, em Campo Maior, do programa All for All – Portuguese Tourism, que marcou o arranque da Semana do Turismo que surge no âmbito da celebração do Dia Mundial do Turismo, e depois em Elvas.

A sessão de Campo Maior contou ainda com as presenças da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, presidente da Turismo do Alentejo – ERT, Ceia da Silva, e presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Miguel Furtado Pinheiro.

O programa “All for All”, dirigido a todos os agentes do sector, visa adaptar a oferta turística às necessidades específicas de quem nos visita, desde famílias com crianças pequenas até seniores ou pessoas com algum tipo de incapacidade, ainda que temporária, e pretende criar um novo estímulo ao envolvimento de entidades públicas e empresas para fazerem de Portugal um destino cada vez mais acessível para todos.

A aposta passa pela melhoria do produto e na divulgação e promoção junto do turista de boas práticas de acessibilidade.

Para tal, foi desenvolvido um canal online dedicado ao turismo acessível, alojado no visitportugal.com, com o objectivo de destacar os itinerários acessíveis em centros históricos de cidades do Continente e Ilhas.

No que se refere à linha de apoio a projectos Wifi em centros históricos, é destinada a financiar programas promovidos por câmaras municipais e entidades regionais de turismo. Lançado pelo Turismo de Portugal, o projecto foi apresentado em Elvas, primeira cidade do país em cujo centro histórico está implementado.

O projecto Portugal Wifi visa dotar os centros históricos das localidades portuguesas e as zonas de maior afluxo turístico de redes sem fios que permitam aos turistas utilizar wifi de forma gratuita e aceder a conteúdos informativos que maximizem a sua experiência no destino. Este projecto visa também contribuir para o desenvolvimento de smartcities e de formas mais sustentáveis de gestão das cidades e dos seus recursos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para o desenvolvimento económico.

A sessão contou com as presenças da secretária de Estado do Turismo, presidente do Turismo de Portugal, presidente da Turismo do Alentejo-Ribatejo e presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Miguel Fernandes Mocinha.