Turismo criativo chegou ao Norte de Portugal

Lançado no passado dia 3 de Junho em Vilarelho da Raia, Chaves, o projecto de Turismo Criativo subordina-se ao tema “Caminhos do Contrabando”.

        

Fruto de uma parceria de três empresas, a Douro-Wellcome, a Porto-Wellcome e a Genione Galicia, o lançamento deste projecto contou com a presença de vários participantes de Portugal e Espanha, de todas as idades, que foram “contrabandistas” ativos durante uma manhã nesta recriação.

A actividade decorreu da forma mais realista possível, tanto que, no decorrer da jornada, muitos dos participantes “foram intercetados tanto pela Guarda Fiscal Portuguesa como pelos Carabineiros Galegos, tendo sido presos, as mercadorias apreendidas e feitos os respectivos autos”. Apesar disso, muitos foram os “contrabandistas” que chegaram a bom porto, tendo sido agraciados com uma nota de 100 pesetas cada um, e tiveram direito para além no matabicho a uma merenda acompanhada de pão de centeio cozido no forno do povo, servida num parque de merendas ao ar livre.

Foram também visitados alguns monumentos locais, com especial destaque a Fonte das águas minerais da Facha e o Museu Etnográfico de Vilarelho da Raia.

Os “Caminhos do Contrabando” prometem regressar em breve com novas acções. Entretanto, o vídeo do evento pode ser visto em: http://www.sinal.tv/videos/contrabando-recriado-em-vilarelho-da-raia-1496707200.