Turismo de cruzeiros vai crescer nos Açores em 2020

A perspectiva foi avançada pela Portos dos Açores que avançou mesmo com uma estimativa de acréscimo de 25% em número de escalas e 28% em passageiros desembarcados, face ao ano de 2019.

Numa nota enviada às redacções, a Portos dos Açores, que relaciona o crescimento previsto com a “aposta estratégica” feita pelo Governo dos Açores neste segmento turístico, avança que os portos açorianos irão receber, ao longo do ano que agora começou, “cerca de 177 escalas de navios das diversas operadoras internacionais mais significativas”, o que significa mais 25% que as 142 recebidas o ano passado.

Quanto aos passageiros, a entidade prevê que, em 2020, passem pela região “cerca de 190 mil cruzeiristas”, mais 28% que os “160 mil desembarcados em 2019”.

“Também o número de tripulantes aumentará em valor digno de registo já que os 85 mil previstos para o corrente ano contrastam com os 68 mil tripulantes desembarcados em 2019”, lê-se na nota enviada.

A empresa que gere as estruturas portuárias açorianas realça ainda que várias ilhas irão receber este ano diversas escalas inaugurais. “O ano de 2020 deverá também ficar na nossa memória pelo facto de estarem previstas várias estreias nos portos dos Açores”, refere a nota enviada que sublinha também que “o crescimento do número de escalas que irá ocorrer nas ilhas do Pico, Graciosa, São Jorge e Santa Maria”, situação que diz ser representativa da “aposta na divulgação e notoriedade dos nossos destinos turísticos e dos nossos portos.

A informação divulgada aponta, ainda, que os meses de maior movimentação portuária serão Abril, com 59 escalas previstas, Maio com 32 e Novembro com 17.