Turismo de Portugal lança plataforma com oferta turística georeferenciada

Lançada pelo Turismo de Portugal, o SIGTUR é uma plataforma online com oferta turística georeferenciada, que permite conhecer a distribuição da oferta no território nacional, tanto existente como prevista.

Neste caso estão empreendimentos turísticos, estabelecimentos de alojamento local, campos de golfe, marinas e portos de recreio ou principais spots de surf.

Com este Sistema de Informação Geográfica do Turismo, considerado pelo Turismo de Portugal como ferramenta de trabalho para responder às necessidades dos principais stakeholders do sector, é possível pesquisar temas do negócio turístico por zonas territoriais, designadamente administrativas, de protecção ambiental, ou reconhecidas pela UNESCO, área abrangida pelo Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT) ou de intervenção de Programas Territoriais.

Permite igualmente estimar a oferta de alojamento em empreendimentos turísticos prevista no longo prazo, por área territorial, a partir da informação constante de planos territoriais, loteamentos, projectos PIN ou de licenciamento em curso.

O SIGTUR, disponível em sigtur.turismodeportugal.pt,apresenta ainda um conjunto de indicadores calculados a partir dos dados da oferta turística constante do RNT (Registo Nacional do Turismo), bem como a respectiva representação em cartogramas, relativos a empreendimentos turísticos, alojamento local, estabelecimentos de animação turística e agências de viagens e turismo.