Turismo do Centro e Turismo de Castela e Leão em parceria

Num encontro realizado esta quarta-feira em Salamanca ente ambas as entidades, foram já acordadas algumas acções conjuntas que irão integrar o acordo de colaboração.

Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal e Jorge Loureiro, membro da Direcção desta Entidade Regional, estiveram reunidos esta quarta-feira, em Salamanca com o director-geral do Turismo da Junta de Castela e Leão, Javier Utrilla. O objectivo é “estabelecer um protocolo de colaboração entre ambas as instituições, identificando um plano de acções e actividades conjuntas”, informou a Turismo do Centro.

“Castela e Leão sendo a segunda região espanhola, com cerca de dois milhões e meio de habitantes, é um mercado que nos interessa particularmente, pela proximidade à Região Centro de Portugal, no âmbito da estratégia de internacionalização defendida para a nossa região”, explica Pedro Machado, acrescentando que “esta política de promoção do destino Centro no espaço transfronteiriço Portugal-Espanha, é mais um passo de aproximação de ambos os territórios, no aproveitamento das principais valências de ambas as regiões”.

Algumas das medidas já definidas neste primeiro encontro, passam pela definição dos Produtos “Premium” comuns, em particular, o Enoturismo, a Cultura (Património e Monumentos, alguns com selo da UNESCO), e a Natureza.

Também neste âmbito está prevista a participação da Turismo do Centro num evento sobre Birdwatching organizado pela Junta Turismo de Castela e Leão que terá lugar em Salamanca a 18 de Fevereiro. Por outro lado, a região de Castela irá estar presente, durante a BTL e a Feira Internacional de Artesanato, no stand da região Centro, onde apresentará alguns projectos estruturantes.