Turismo do Porto e Norte com mais de 1M€ de lucro

A Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) terminou 2017 com um lucro 1,12 milhões de euros, resultado que representa uma melhoria de 36% face ao ano anterior.

Apesar do expressivo aumento dos lucros, o relatório e contas da entidade apresentou um passivo de 3,7 milhões de euros, +41%, que em 2016, o que documento explica com a “transição para 2017 do saldo em dívida no âmbito do Red Bull Air Race (prova aérea), no montante de 1.502 mil euros, cujo montante se encontra parcialmente dependente do recebimento da comparticipação financeira do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), e que em 2017 se encontrava dependente do recebimento do relatório do evento”.

As despesas registaram um aumento de 20% face ao ano anterior, devido ao acréscimo das despesas correntes, já que as despesas de investimento diminuíram. A taxa de execução orçamental da despesa foi de 50%, e é explicada sobretudo pela “baixa execução dos projectos FEDER previsto no orçamento e pelos cativos impostos”.