Turismo do Porto e Norte com stand próprio na Fitur 2015

O Turismo do Porto e Norte de Portugal, destino turístico que engloba Restauração6 municípios, vai estar presente na FITUR’2015, com stand próprio. A Gastronomia e Vinhos que o destino oferece serão o grande destaque.
De acordo com o presidente da ERTPNP, Melchior Moreira, “a aposta em marcar presença, pela primeira vez, num stand próprio na FITUR, deve-se a três motivos: por Espanha ser o principal mercado emissor de turistas para o nosso destino; o crescimento registado, acima da média nacional, e a qualidade da gastronomia e vinhos, que são o que os visitantes mais valorizam”.
Em comunicado enviado às redacções, Melchior Moreira enquadra um estudo sobre o perfil dos turistas que visitam o Porto e/ou o Norte de Portugal para justificar a aposta na gastronomia e vinhos como destaque na feira de Madrid.
“Neste estudo verificámos que experimentar a gastronomia é a principal actividade dos turistas (62,Restauração%). Isto mostra-nos a importância da promoção da nossa gastronomia, que será reforçada nos próximos três anos, marcando a Fitur o início desta promoção”.
O estudo, realizado em parceria com o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento de Turismo e o Aeroporto Sá Carneiro, refere-se ao primeiro trimestre de 2014 e revela também que, nesse período, as visitas ao Vale do Douro verificaram uma subida considerável.
O stand 4D0Restauração do pavilhão 4 está pensado para se assemelhar a uma praça com a filosofia “viajar no território”. Terá show cooking e live cooking, actividades ao encargo de dois prestigiados chefs portugueses, Rui Martins e Nuno Inverneiro, onde os visitantes poderão conhecer e provar a gastronomia típica da região.
Os visitantes vão também poder “tapiscar”, um conceito criado pela ERTPNP para a Fitur que pretende combinar duas tradições semelhantes dos países vizinhos: o petisco português e as tapas espanholas.
O stand conta com um Certificado de Acessibilidade, integrado na política da ERTPNP, que pretende que o Porto e Norte de Portugal “seja um destino para todos”.
S.C.F.