Açores apostam em artesanato certificado

O Governo Regional dos Açores promoveu a certificação dos trabalhos de mais 21 artesãos com a marca colectiva de origem “Artesanato dos Açores”.

Actualmente, encontram-se registadas no Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) 518 unidades produtivas artesanais, das quais 159 inscritas desde 2012, o que demonstra um aumento significativo resultante das acções e projectos desenvolvidos no âmbito do artesanato enquanto produto de valor turístico e identitário dos Açores.

A certificação dos produtos artesanais, que é traduzida no selo de origem e qualidade, é fundamental para fomentar a sua divulgação e comercialização, contribuindo não só para a valorização cultural, mas também para a sua distinção no mercado.

A avaliação dos produtos é realizada através do CRAA, no âmbito de uma Comissão de Acompanhamento Técnico em que têm assento representantes do INOVA, da Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, da Direção Regional da Cultura e da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.