Turismo industrial em Portugal organiza-se em rede

Várias entidades ligadas ao turismo industrial vão avançar para o processo de constituição de uma rede nacional oficial para desenvolvimento integrado do sector. Esta é a principal conclusão do grupo de trabalho que já vinha colaborando em rede a título informal, mas que quer agora oficializar e regulamentar devidamente a estrutura.

A rede irá incluir instituições como as que representam a Rota da Filigrana de Gondomar, a Rota do Têxtil de Famalicão, a Rota da Electricidade de Seia, a Rota do Mármore de Anticlinal de Estremoz, os Circuitos do Sector Vidreiro da Marinha Grande e a futura Rota do Móvel de Paços de Ferreira.

“Na reunião em que estiveram representadas 16 entidades dos principais projectos de turismo industrial português, cobrindo todo o território nacional, destaca-se a conclusão de que São João da Madeira ficará como coordenador do grupo de trabalho para o levantamento das necessidades para criação formal da Rede Portuguesa de Turismo Industrial”, lê-se no documento que a Lusa teve acesso.

O trabalho a desenvolver entretanto passará também por “promover um conjunto de iniciativas que promovam e apoiem a criação de projectos de turismo industrial” que demonstrem ser “relevantes para a oferta turística nacional”.

No documento que regista as conclusões do II Encontro de Turismo Industrial que decorreu em São João da Madeira, a Unidade de Turismo daquele concelho compromete-se, aliás, a partilhar com os outros elementos do grupo a experiência acumulada em seis anos de dinamização deste produto. O município foi pioneiro no sector, primeiro com a inauguração do Museu da Chapelaria, em 2005, e mais tarde com o lançamento dos Roteiros de Turismo Industrial, que em 2013 tornaram possíveis ao público em geral as visitas em horário laboral a fábricas e outros equipamentos dos sectores do calçado, chapelaria, material de desenho e passamanarias. Em 2016 a cidade também inaugurou o Museu do Calçado e em 2017 alargava o programa de Turismo Industrial à colchoaria e artes gráficas.