Turismo de natureza discute-se em Melgaço

Melgaço realiza pela primeira vez um evento em volta do Turismo de Natureza, ‘Pegada Zero – I Jornadas de Turismo de Natureza – PNPG – Melgaço 2016’, que terá lugar entre 20 e 23 de Outubro e contempla várias actividades que permitirão conhecer a região, as suas gentes e costumes.

Pretende-se com esta iniciativa criar um evento em Melgaço sobre a temática do ‘Turismo de Natureza’, destacando as potencialidades do concelho nesta vertente e a envolvência de todos os agentes que actuam na região, tais como empresas de animação, restauração, alojamento, comunidade local, entre outras, mas também com o objectivo de se desenvolverem cações de sensibilização sobre a conservação da natureza, junto das comunidades intervenientes, assim como criar ou reforçar a relação das mesmas com o serviço.

Do programa constam várias actividades e acções, tais como rafting, canyoning, percursos pedestres, provas de alvarinho, passeio de jipe, percursos de BTT, baptismo hípico, primitive race, arvorismo, slide, rappel, escalada e para os mais curiosos a possibilidade de observarem as Cabras Montês, uma espécie rara em Portugal, existindo apenas na Serra do Gerês e na Serra Amarela.

O evento oferece ainda a possibilidade de se participar em workshops: ‘Plantas e sabores’ (uso de plantas aromáticas/medicinais da região), ‘ Fotografia de Natureza’ e ‘ Workshop de Pão Castrejo’; no colóquio ‘Rios e Montanha, Aventura e Segurança’. Os mais novos (a partir dos seis anos) também serão contemplados, com diversas actividades educativas a decorrerem durante as oficinas temáticas.

Os dias 20 e 21 de Outubro são reservados a profissionais do sector, sendo os restantes dias um programa aberto ao público em geral.