Turismo de Portugal vai lançar os resultados da ET27 durante a BTL

O Turismo de Portugal vai lançar, durante a BTL, os resultados da Estratégia Turismo 2027, revelou o seu presidente. Trata-se “do corolário de um trabalho que foi feito durante 2016, cuja discussão pública foi lançada em Maio. Neste momento estamos a finalizar os estudos e a compilar todos os contributos, e foram muitos, para a estratégia do turismo nos próximos 10 anos”, afirmou Luís Araújo.

Relativamente à presença na BTL, Luís Araújo que reconhece esta Feira como “a grande festa do turismo nacional e um argumento por si só para estimular o turismo interno”, indicou o stand do Turismo de Portugal vai ser baseado em três vectores, primeiro dos quais o foco no turismo da natureza, “uma das valências do nosso turismo e pela curiosidade que existe no estrangeiro relativamente a Portugal nesta matéria”, disse.

O stand do Turismo de Portugal vai fazer também “a viagem do artista” José de Guimarães, que há 25 anos criou a imagem da Marca Portugal. Este será igualmente o mote de outras comemorações que o Turismo de Portugal irá promover ao longo do ano pois, segundo Luís Araújo “são 25 anos a trabalhar o turismo à luz da mesma marca, da mesma imagem e do mesmo logótipo. É algo que consideramos que deve ser valorizado e que, claramente, vai ser alvo de iniciativas este ano”.

A entidade vai aproveitar ainda a realização da BTL para mostrar os resultados dos 16 desafios lançados aos portugueses no quadro da campanha “Ponha Portugal no mapa”. Desde Setembro do ano passado foram recolhidos mais de 3 mil vídeos em todo o país e as conclusões vão ser mostradas como um todo na BTL. Vai-se seguir a campanha “Ponha Portugal no seu mapa” em que, segundo o responsável, “vamos pedir e recomendar aos portugueses que ponham Portugal no seu mapa de viagens este e nos próximos anos”.

Luís Araújo destacou, tal como Vítor Neto, que “o maior prémio foi aquele que recebemos agora do Banco de Portugal e há uns dias atrás com os resultados do INE, que merece ser festejado, um prémio que nos deixa muito orgulhosos a nós Turismo de Portugal e a todos que trabalham no turismo, daí o nosso agradecimento público a todos que fizeram de 2016 um ano fantástico”.

Daí que o Turismo de Portugal esteja a programar algumas iniciativas para levar a BTL para fora da BTL. “Tem muito a ver com a comemoração e o agradecimento a todos os que colaboram para que esta actividade seja uma das principais a puxar pela economia do país”, realçou.

As comemorações não se ficam por aqui já que Luís Araújo disse que este ano serão celebrados os 10 anos da criação do Turismo de Portugal.