Turismo português pode beneficiar com crise da Catalunha, diz Mário Centeno

A afirmação foi feita pelo ministro das Finanças em entrevista à agência Reuters, na qual lamenta a crise política e regional que se vive actualmente no país vizinho que afirma estar a preocupar o governo português.

Na entrevista citada pela Rádio Renascença, Mário Centeno diz que a crise na Catalunha é preocupante também para Portugal, pela instabilidade e pelas parcerias comerciais, mas avança que há vantagens que se podem retirar da situação, nomeadamente a nível do turismo. “É uma preocupação, também para nós, mas ajuda a diferenciar Portugal da turbulência política e é certo que contribuirá para atrair mais investimento, mais turismo, mais pessoas”, afirmou.

Para o ministro das Finanças “há riscos negativos (…) mas não posso disfarçar que existem riscos positivos” porque tanto as empresas como os turistas procuram “situações mais estáveis”.

Apesar dos benefícios que o turismo português poderá retirar desta crise, Centeno deixa claro que “estes seriam efeitos colaterais de processos que preferíamos que não existissem”.