Turismo superou expectativas no Verão e final do ano mantém tendência de crescimento

Resultados do Barómetro do Turismo do IPDT divulgados esta quinta-feira, revelam que o Verão de 2017 foi melhor em receitas, turistas e dormidas, tendo mesmo superado as expectativas. Quanto a perspectivas, o inquérito revela que tanto o Natal como o fim-de-ano devem seguir a mesma tendência de crescimento.

De acordo com os resultados do Barómetro do Turismo, o nível de confiança médio no desempenho do sector atingiu, em Outubro, 82,8 pontos, um decréscimo de 1,4 pontos face ao último registo observado em Maio passado, onde tinha sido atingido o valor mais elevado de sempre: 84,2 pontos.

Com base nas respostas de 177 profissionais do turismo em Portugal, o Barómetro referente ao mês de Outubro revela também que nos próximos seis meses o investimento privado, o número de pessoas empregadas e a rentabilidade das empresas são os indicadores que deverão registar melhor desempenho, de acordo com barómetro

Segundo os dados divulgados, mais de 50% dos inquiridos acredita que o Natal e fim de ano de 2017 vão ser melhores que os de 2016 no que toca a receitas, dormidas e número de turistas, no que se refere ao mercado interno. O mercado externo deverá registar uma evolução ainda mais positiva, com mais de 65% dos respondentes a acreditar que tanto as dormidas como os turistas e receitas serão superiores neste período.

Sobre a época de Verão, mais de 80% dos inquiridos afirmou acreditar que o desempenho do turismo nacional tenha sido melhor que em 2016 no que diz respeito a receitas, número de turistas e de dormidas.