Turismo sustentável vai marcar Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de Abril, tem este ano como lema “Património Cultural e Turismo Sustentável”.

Neste sentido, a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), na qualidade de coordenadora nacional destas celebrações convida as entidades públicas e privadas a associarem-se a esta comemoração através da organização de iniciativas dirigidas ao público, seja no próprio dia, quer em datas próximas.

Numa época de marcada globalização económico-cultural, de profundas transformações sociais e do aumento exponencial do número de turistas, a salvaguarda, estudo, interpretação e divulgação do património é um factor fundamental para a afirmação da diversidade cultural dos territórios e dos países, constituindo igualmente um elemento chave  para o reforço do conhecimento e do respeito entre os povos, defende a DGPC, que promove a divulgação deste tema com a finalidade de celebrar os benefícios de uma relação saudável entre o turismo e o património cultural.

Refira-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua protecção e valorização.

Em cada país, é promovido, anualmente, um programa de actividades a nível nacional, cujo acesso, na grande maioria, é gratuito.

As entidades interessadas deverão contactar com a DGPC, através do endereço email DIMS@dgpc.pt ou dos telefones 213 614 248 / 257 (DGPC/DDCI).