Turistas europeus preferem cidades em vez de férias na praia

Os europeus estão a mudar os seus hábitos de viagem este ano, optando por destinos de cidade, com uma estagnação de férias de sol e praia.

De acordo com os resultados da World Travel Monitor, as viagens dos europeus para o estrangeiro aumentaram 2,5% nos primeiros oito meses de 2016, enquanto a entrada na Europa de turistas internacionais cresceu 3%

O número de viagens de férias por parte dos europeus aumentou um moderado 2%, mas houve um aumento de 10% no número de visitas a familiares e amigos.O estudo refere que o número de férias de sol e praia caiu 5%, enquanto as viagens de cidade subiu 15%, e gasto médio total por viagem ficou nos 910 euros.As perspectivas para viagens dos europeus em 2017 parecem mais optimistas, realça o estudo, que prevê que as pessoas vão continuar a viajar, com a tendência de mudar o tipo de férias e os destinos a manter-se. Por outro lado, a World Travel Monitor prevê um aumento de 4% nas viagens dos cidadãos europeus em 2017, com base no índice de confiança de viagem da Europa, que mede as intenções de férias para o próximo ano. A confiança é mais elevada na Irlanda (+8%), Dinamarca e Reino Unido (ambos +7%), enquanto a perspectiva também está acima da média na Finlândia, Bélgica, Suíça e França. Em contrapartida, a Alemanha espera um crescimento de cerca de 2%, juntamente com a Rússia.