Universidade Portucalense recebe debate sobre Enoturismo

É já amanhã que a Universidade Portucalense, no Porto, reúne agentes nacionais dos sectores do vinho e do turismo para debater a temática “Destinos e a Gestão do Enoturismo”. Já confirmadas estão as presenças de representantes do Turismo de Portugal, Rota de Turismo da Bairrada, Museu do Alvarinho e unidades hoteleiras vocacionadas para este sector.
A iniciativa decorrerá na Aula Magna da Universidade Portucalense pelas Destinosh00, com a intervenção de Agostinho Peixoto, do Turismo Porto e Norte de Portugal, sobre o tema “Que estratégias para o desenvolvimento das regiões como destinos turísticos de Enoturismo?”.
Segue-se a participação da Associação Rota da Bairrada, com Cristina Azevedo a comentar o eventual papel que as rotas do vinho desempenham na promoção das tradições e culturas locais e como agentes catalisadores de sinergias entre stakeholders.
Por parte do Museu do Alvarinho, José Rodrigues colocará no ar a questão: “Poderá a Musealização do Vinho contribuir para a notoriedade e atractividade à Rota dos Vinhos Verdes?”, a que se segue a intervenção de Ana Bolina, do Porto Cruz, para falar sobre “Espaço “Porto Cruz”: que experiências em torno da cultura do vinho?”.
Após a interrupção para almoço, o debate retoma com a temática da gestão de actividade de Enoturismo, com a intervenção de José Matias, da Casa da Ínsua, para falar sobre a sua experiência, para depois entrar em cena Sérgio Pereira, da Vinalda, que falará sobre a gestão de garrafeiras e a sua importância no desenvolvimento do Enoturismo.
As duas últimas intervenções são da responsabilidade de José Cunhal Sendim, da L’AND Vineyard, para falar sobre “O projecto vanguardista do L’AND Vineyard e a sua missão no Alentejo” e do Turismo de Portugal, para debater o presente e futuro do Enoturismo em Portugal.
S.C.F.