Vai nascer Parque Botânico e Fluvial Temático do Rio Paiva

O presidente da Câmara de Cinfães anunciou esta sexta-feira que o município está a desenvolver vários projectos de valorização do Rio Paiva, com o objectivo de criar zonas de lazer, parques fluviais e de apoio aos desportos náuticos, rafting e canoagem, circuitos de visitação e observação da natureza.

De entre estas iniciativas, Armando Mourisco, citado pela Lusa, que a Câmara vai avançar com a construção do Parque Botânico e Fluvial Temático do Rio Paiva, tendo já adjudicado a elaboração do respectivo projecto. “O objectivo é proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos cinfanenses e promover o turismo no território”, disse. Este investimento vai ser feito no denominado local da Lagoa ou Eirinhas.

Do conjunto de equipamentos a construir no local estão um parque de estacionamento, um palco, instalações sanitárias, um espaço polivalente de apoio para actividades culturais e desportivas, um bar amovível, acessos e percursos pedonais internos e infra-estruturas de apoio.

Segundo a autarquia, “o projecto contempla também um conjunto de intervenções na área paisagística”, como a caracterização e recuperação das espécies existentes, a implementação de novas espécies e a definição de percursos e áreas de lazer.
Estão também previstos equipamentos de exploração e observação, tratamento paisagístico, um passadiço amovível de ligação à ilha, percursos temáticos e jogos para ocupar os mais jovens.