Vai ser possível reservar deslocações multimodais na Europa apenas com um click

Vai ser possível planear e reservar viagens em diferentes meios de transporte na Europa apenas com um click, graças que uma tecnologia que a Indra está a desenvolver.

Os cidadãos poderão reservar o bilhete para o seu destino, que inclua desde o estacionamento para a sua viatura, o comboio, avião, metro, autocarro e serviço de carsharing. O objectivo é facilitar as deslocações multimodais, que combinam diferentes meios de transporte público e privado.

A empresa de consultoria e tecnologia lidera o projecto Connective (Connecting and Analysing the Digital Transport Ecosystem) que facilitará a transformação digital do ecossistema de transportes através de uma plataforma na nuvem que permita intercambiar e consumir informação entre sistemas, serviços e fornecedores de transporte de modo inter operável. Graças ao uso de tecnologia de interpretação semântica os fornecedores de serviços poderão integrar-se no ecossistema com um esforço e custo mínimos, e colocar os seus dados à disposição de serviços e utilizadores de forma transparente.

Para além de liderar o projecto Connective, dentro do programa IP4 da Shift2Rail, a Indra participa nos projectos Attractive e Co-Active, que desenvolvem alguns dos serviços que se irão oferecer em tempo quase real através da framework, tais como um planificador de rotas com preços e ofertas, a reserva e compra de bilhete e inclusivamente a sua validação com o telemóvel em alguns casos, recepção de avisos ou rotas alternativas. A empresa também participa no projecto Cohesive, que coordena e zela para que todos os projectos para desenvolver este tipo de serviços encaixem e se possam integrar. A Indra contribuirá com as suas capacidades para impulsionar uma gestão multimodal da mobilidade e o desenvolvimento deste tipo de serviços personalizados que melhorarão a experiência do utilizador durante a viagem e na aquisição e validação do seu bilhete.