Vendas da Bestravel cresceram 19% em 2017

O ano passado as vendas totais da Bestravel foram 19% superiores às verificadas em 2016, e os destinos mais comercializados foram Portugal, com crescimento assinaláveis para os Açores e a região Centro, Espanha, Caraíbas, Cabo Verde e Marrocos, revelou o administrador da rede de agências de viagens, Carlos Neves, para acrescentar que ao nível de destinos de longo curso, o crescimento da Tailândia foi relevante, tendo ocupado o Top 10 das vendas.

Em declarações aos jornalistas à margem da 14ª Convenção Anual Bestravel, que decorreu este fim-de-semana nos Açores, na ilha de São Miguel, sob o lema “Best to the Future: Formar. Valorizar. Crescer”, tendo colocado em destaque as áreas da formação, a qualificação e o crescimento, definidas como estratégias fundamentais da rede para este ano, o executivo realçou a margem andou ligeiramente acima dos 19%, enquanto de entre os fornecedores, os pacotes mais vendidos em 2017 pela rede, foram os programados pela Soltour, Soltrópico, Jolidey, Notravel e TUI Portugal.

Uma vez que a grande maioria das agências de viagens ligadas à Bestravel constroem o seu próprio produto, Carlos Neves disse que os fornecedores da hotelaria ganharam “um peso muito significativo”, nomeadamente a Turitravel, sendo que para destinos como Portugal, Espanha e algumas cidades europeias, baixa o recurso ao operador e sobe o da hotelaria. Refira-se que, actualmente cerca de 20% das vendas da rede é produto montado pelas diferentes agências de viagens.

No entanto, o administrador da Bestravel, que estava acompanhado pelo director-geral da rede, Luís Henriques, lembrou que 2017 “foi atípico”já que foram feitas oito novas aberturas de lojas. O objectivo é continuar a crescer com aberturas de quatro a cinco lojas por ano, tendo como prioridades duas ou três capitais de distrito e o Porto, onde está inclusive a ser analisada uma nova franquia.

O evento contou com 220 participantes e teve uma forte participação das agências da rede e dos seus principais parceiros de negócio, tendo Carlos Neves referido que “em valores absolutos foi a maior convenção de sempre da Bestravel em termos de rácio, e ainda nos deixa mais satisfeitos porque temos praticamente toda a rede presente”, actualmente composta por 50 agências de viagens franchisadas. De destacar ainda as presenças na convenção, da secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo dos Açores, Marta Guerreiro, do presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira e do Country General Manager da Travelport, António Loureiro.