Viana do Alentejo: VI Almoço dos Ganhões vai ter “casa cheia”

Na freguesia de Aguiar, em Viana do Alentejo, o Almoço dos Ganhões realiza-se este ano a 2 de Setembro e o número de inscritos nesta iniciativa que se tornou já cartaz turístico, está a bater todos os recordes, como adiantou ao Turisver.com António Padeirinha, chefe da Divisão de Desenvolvimento Social e Humano da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

É pela ligação ao património material e imaterial e à identidade cultural que o turismo se tem vindo a desenvolver no concelho de Viana do Alentejo, por isso esse desenvolvimento acaba por se estender às várias freguesias do concelho, todas elas com muito para ver e experienciar. Iniciativas a reflectirem esta ligação são várias, algumas da própria Câmara, outras apenas apoiadas por ela.

É o caso do Almoço dos Ganhões, na freguesia de Aguiar, que vai já na sua sexta edição consecutiva e que “anos após ano tem vindo a conquistar mais interessados”, como nos referiu António Padeirinha.

Promovida por uma associação local, concretamente o Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar, e apoiada pela autarquia, esta iniciativa recupera tradições genuínas como o lume de chão e a panela de barro em que são cozinhados os cozidos, confeccionados à imagem do que acontecia no tempo dos ganhões, designação que em tempos se dava aos homens e mulheres que iam para os montes trabalhar a terra.

Este ano o Almoço dos Ganhões está marcado para 2 de Setembro, no jardim público de Aguiar e os inscritos já bateram todos os recordes. Tanto que António Padeirinha nos deu parte de uma preocupação da organização: ter local para mais de 300 panelas de barro – e uma panela dá para mais de uma pessoa.

Para além dos cozinhados, que este ano vão ser servidos “ em pratos feitos pelos alunos do nosso curso de Olaria”, outra das actividades características do concelho, a jornada conta com eventos desportivos e culturais que decorrem ao longo do dia.

*Leia mais sobre a aposta de Viana do Alentejo no turismo, na próxima edição da revista Turisver.