Viseu é cidade nacional convidada da BTL

Viseu é o primeiro destino a ganhar o estatuto de cidade nacional convidada da BTL, já na edição de 2017, numa perspectiva de descentralização turística e no âmbito da iniciativa lançada pelo município que designa 2017 como o “Ano Oficial para Visitar Viseu”.

O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa esta terça-feira em Lisboa, em que estiveram presentes Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, o comendador Jorge Rocha Matos, e o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

Os três intervenientes enalteceram a necessidade de deslitoralizar a actividade turística e criar alternativas para os visitantes, uma vez que noutras zonas do país existe também oferta madura, qualificada e estruturada, como será o caso de Viseu.

Almeida Henriques defendeu ainda que “o ‘boom’ turístico em Portugal reclama iniciativas como esta e a afirmação de destinos complementares, realçando que “cidades médias, como Viseu, podem constituir alternativas de excelência às grandes cidades e às regiões turísticas tradicionais”.

Por seu turno, Pedro Machado considerou que a atribuição deste estatuto a Viseu “premeia o excelente trabalho desenvolvido pelo município, honra a região, até porque visitando Viseu está-se a visitar o Centro de Portugal, estimula empresas e operadores e constitui um enorme incentivo para a captação de novos investimentos para a actividade turística”.

Finalmente, o presidente da Fundação AIP, entidade organizadora da BTL, defende a importância da criação deste estatuto de cidade convidada porque “as nossas cidades, são cada vez mais, bilhetes-postais do nosso país, cada uma com a sua cultura e dinamismos próprios”.