Vítor Silva: “Portugal nunca esteve tão bem visto no Brasil”

O mercado brasileiro para o nosso país tem apresentado consideráveis crescimentos este ano e o Alentejo é uma das regiões onde este aumento se tem feito sentir. A propósito, Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, afirmou mesmo que “Portugal nunca esteve tão bem visto” no Brasil como actualmente.

O responsável falava ao Turisver.com durante a realização da ABAV Expo que a semana passada teve lugar em São Paulo e onde a região esteve uma vez mais presente. Sublinhando que, no momento presente, tudo o que é português é bem visto pelos brasileiros, Vítor Silva defende que “temos que capitalizar” esta situação, até porque esta capitalização de interesse é feita “em cima de resultados que já eram bons”.

A propósito, Vítor Silva sublinha que a visibilidade de Portugal enquanto destino turístico nada tem a ver com a situação de outros destinos, mas sim com todo um trabalho que foi sendo feito ao longo de anos. “Portugal trabalha muito bem o turismo, não conheço nenhum destino que o trabalhe tão bem e portanto é natural que os resultados estejam a ser bons”, no mercado brasileiro como em vários outros, assume, acrescentando que o facto de a conjuntura poder estar a favorecer um pouco o nosso país “é apenas a cereja no topo do bolo mas não é o bolo”

Quanto ao mercado brasileiro,  “continua a procurar em Portugal aquilo que sempre procurou, ou seja, património, religiosidade e espiritualidade, com Fátima a ser um factor maior de atractividade, segurança, gastronomia e vinhos”, na sua maioria produtos em que o Alentejo também é rico e produtos que não nasceram impulsionados por uma moda mas que continuarão a existir no futuro. Por isso acredita que “se soubermos continuar a trabalhar o país como o temo feito, preservando o meio ambiente, cada vez vamos ter mais turistas – e a minha região também”, afirma.