Volotea vai ligar Itália ao Algarve com oferta de 5.400 lugares

O Algarve vai ganhar, a partir de 6 de Junho do próximo ano, uma rota directa entre Faro e a cidade italiana de Verona, numa operação semanal e sazonal da Volotea, que decorrerá até Setembro. No total, a companhia aérea, vai oferecer 5.400 lugares nesta rota.

Para a Associação do Turismo do Algarve (ATA), esta, que até ao momento será a única ligação directa entre a Itália e o Algarve, é uma acção de relevância estratégica, dada a tendência de crescimento dos indicadores turísticos do mercado italiano registada na região, quer em termos de visitantes mas também ao nível do turismo residencial.

“A Itália é um mercado que tem apresentado, nos últimos anos, valores de crescimento interessantes”, afirmou a propósito Dora Coelho, directora executiva da ATA, para indicar ainda que, em 2016 “foram registadas perto de 108 mil dormidas de turistas italianos no Algarve, pelo que consideramos este um mercado de aposta e de relevância estratégica para a região”.

De salientar ainda que, a seguir aos britânicos, aos nórdicos e aos franceses, tem vindo a registar-se recentemente um aumento significativo de turistas italianos que estão a escolher o Algarve como destino de turismo residencial, instalando-se na região para viver durante parte do ano. “A criação de uma ligação aérea directa ao Algarve terá, com certeza, uma influência no crescimento desta tendência”, acredita Dora Coelho.

Refira-se que o mercado italiano teve já uma relevância muito significativa para este destino durante a década de 90, período em que o Algarve chegou a receber cerca de 20 mil passageiros anuais oriundos de Itália. Entretanto esta operação foi interrompida, pelo que o anúncio desta nova rota representa, nas palavras de Dora Coelho, “um desafio estimulante para a região tendo em vista a reconquista deste mercado”.