Workshop relativo à Directiva das Viagens Organizadas

O workshop “Directiva das Viagens Organizadas: Desafios que se seguem”, a ocorrer no dia 11 de Maio, no Parlamento Europeu, surge de modo a que sejam identificadas e discutidas as melhores práticas na UE aquando da implementação da Directiva das Viagens Organizadas.

A Directiva das Viagens Organizadas foi adoptada no final de 2015 e necessita agora de ser transposta em legislações nacionais dentro da União Europeia, até ao dia 1 de Janeiro de 2018, sendo aplicada nos seis meses que se seguem. O objectivo deste workshop, a ocorrer entre as 14h00 e as 17h00, é discutir as melhores práticas de implementação da nova Directiva, tendo em conta as principais premissas da mesma, a ser discutido na primeira sessão, e a segurança financeira em caso de insolvência de um organizador de viagens, tema tratado na segunda sessão.

A primeira sessão vai debater também sobre como a nova Directiva das Viagens Organizadas se irá adaptar aos novos modelos online. Já a segunda sessão pretende apresentar as principais características da protecção relativa à insolvência previstas na Directiva e as vantagens para os consumidores em ter o seu dinheiro e férias protegidos. O painel vai, ainda, apresentar o impacto que a futura legislação terá nestes modelos de protecção existentes na União Europeia.

O workshop é co-organizado pela ECTAA – Associação de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus e a EGFATT – European Guarantee Funds’ Association for Travel and Tourism. Os membros interessados em participar no workshop devem registar-se online, ou enviar um e-mail com os dados pessoais para o secretaria@ectaa.eu, até ao dia 30 de Abril.