WTTC traz fórum de líderes europeus a Lisboa

Numa iniciativa do WTTC (World Travel & Tourism Council), vão reunir-se em Lisboa, a 11 de Setembro, líderes de algumas das mais importantes empresas e organizações de turismo da Europa, além de vários ministros de turismo, num total de cerca de uma centena de especialistas que irão debater quatro dos principais desafios que se colocam ao sector.

O papel do turismo no desenvolvimento urbano sustentável, a relação entre o turismo e o futuro do trabalho, nomeadamente no que se refere à salvaguarda do emprego e à atracção de jovens, o desbloqueio do investimento no turismo da Europa e o apoio à inovação como factor-chave do desenvolvimento futuro do sector, serão as quatro temáticas em análise.

Entre os oradores contam-se Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC e Peter Fankhauser, CEO do Grupo Thomas Cook. Do lado português estarão presentes o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar e Mário Ferreira, CEO da Mystic Invest.

De acordo com a presidente e CEO do WTTC, a Europa é o maior mercado do mundo e também o mais maduro, com o turismo a contribuir com 1,8 triliões de euros para as economias europeias e a ser responsável por 36,6 milhões de empregos. “Por toda a Europa, o turismo cria empregos, gera crescimento económico e ajuda a construir sociedades melhores”, afirma Gloria Guevara, citada na imprensa internacional.

Sobre o Fórum de Líderes, a responsável diz que as conclusões saídas dos trabalhos irão ser uma importante informação para o trabalho futuro do WTTC na região.