WTTC: Turismo gera mais empregos do que sector automóvel e banca

O World Travel & Tourism Council (WTTC) revela que o turismo é um dos sectores que mais empregam no mundo, bem à frente da indústria automóvel e da banca.

Só em 2016, foram 108 milhões de vagas directas e um total de 292 milhões entre directas e indirectas geradas pelo turismo, enquanto a indústria automóvel ficou pelos 16 milhões, o sector bancário por 30 milhões e o sistema financeiro por 62 milhões de empregos.
No que diz respeito ao Produto Interno Bruto, o estudo da WTTC diz que gerou 7,6 trilhões de dólares, contribuindo também mãos do que a banca, as minas, agricultura ou sector automóvel, tendo sido ultrapassado apenas pelos segmentos da construção e financeiro.

Nos próximos dez anos, o WTTC prevê que a indústria de viagens e turismo a nível mundial irá crescer 4%, acima dos 2,7% projectados.

De acordo com o presidente e director executivo do WTTC, David Scowsill, “ainda há desafios para o crescimento sustentável”, para indicar que a organização que dirige “vai continuar a alertar os sectores público e privado a investir e implementar políticas favoráveis ao crescimento, ao mesmo tempo que preservam os activos mundiais”.

O WTTC não se limita a contabilizar apenas os impactos directos do turismo nos hotéis, bares e restaurantes, agências de viagens, guias turísticos e demais serviços de alojamento, cultura, recreação e lazer. Estima também os impactos indirectos e induzidos que tem sobre outros sectores de actividade a montante e a jusante desta cadeia de valor, a começar pelos milhares de fornecedores que alimentam a indústria do turismo.