X Congresso APLOP em Lisboa em Setembro

O X Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa – APLOP vai decorrer nos dias 11 e 12 de Setembro desta feita em Lisboa, na Gare Marítima de Alcântara.

O evento vai abrir com as intervenções de Casemiro Tércio de Carvalho, presidente da APLOP, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Ana Paula Vitorino, ministra do Mar. A reunião magna integra quatro painéis, uma mesa redonda e ainda uma visita ao Porto de Lisboa. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, devendo os interessados preencher uma ficha disponível no site da APLOP.

Após a cerimónia de abertura, às 9h30 de dia 11 de Setembro, seguem-se três painéis, concretamente “Investimento em Infra-estruturas”, “Desenvolver o negócio portuário” e “O Direito Portuário nos Países de Língua Portuguesa”. O quarto painel, “Integração nas cadeias logísticas”, inicia às 10h00 de dia 12, sendo seguido pela mesa redonda em se discutirão as “Tendências do shipping e as oportunidades para o espaço da CPLP”.

Recorde-se que a Gare Marítima de Alcântara já tinha albergado outro congresso da APLOP, em 2012. Porto, Fortaleza, Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda, São Tomé, Lobito, Maputo e Itajaí foram outras das cidades a acolher congressos e reuniões intercalares desta associação pluricontinental.