XIII Congresso da ADHP com programa definido

O XIII Congresso Nacional da Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP), que decorre nos dias 6 e 7 de Abril no Instituto Politécnico do Porto, em Vila do Conde, e que se propõe debater as novas realidades e novos desafios do director hoteleiro, já tem programa definido.

A sessão de abertura contará com intervenções de Raul Ribeiro Ferreira, presidente da direcção da Associação, Maria do Rosário Gambôa, presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), e Elisa Ferraz, presidente da Câmara de Vila do Conde.

“O futuro dos contratos de trabalho na hotelaria – Das empresas trabalho temporário ao contrato 0 horas” é tema do primeiro painel, em que serão oradores o advogado Hugo Braz, inspector do Trabalho na ACT da região do Porto e Vítor Silva, director do Recursos Humanos do Intercontinental Lisboa e do Crowne Plaza Porto.

É no mesmo dia em que será apresentado do “Portugal’s Future Hoteliers Summit”, um ponto de encontro das actuais e futuros profissionais de hotelaria, para à noite, no Axis Vermar Conference & Beach Hotel, na Póvoa do Varzim, serem entregues dos Prémios Excelência da Hotelaria 2017.

No dia 7, o segundo painel vai analisar visão dos directores estrangeiros sobre a hotelaria nacional, tendo como oradores Katharina Schiaipfer, general manager do Conrad Algarve, Elmar Derkitsch, director-geral do Lisboa Marriott Hotel, e Peter Giacomini, que já foi director-geral da Marriott International.

“O Valor Humano na Hotelaria – da qualificação à diferenciação dos empreendimentos turísticos” será igualmente tema em discussão com intervenções de Gisela Soares, presidente da Comissão de Auto-avaliação da ESHT IPP, Elisabete Mendes, directora do Departamento de Gestão Técnico- Pedagógica do Turismo de Portugal, Carlo Botelho, professor associado convidado do ISCSP/Universidade de Lisboa, e o jurista Carlos Torres.

“A restauração na hotelaria – da qualidade dos produtos à importância do serviço”, é outro painel do congresso que contará com intervenções do Chef José Vinagre, de Olga Cavaleiro, presidente da Confederação das Confrarias, e Rui Anastácio, empresário da Cook & Nature – Emotional Hotel.

Segue-se, antes do encerramento, que será presidido pelo presidente de direcção da Associação, a análise da importância dos social media/ marketing digital na visibilidade e rentabilidade dos hotéis. Neste pailnel serão oradores Nuno Magalhães, área manager ibérica da Wanup, Bruno Silvério, marketing & communication director da United Investments Portugal, e Luís Leote Falcão, empresário da Herdade do Touril.

A par do Congresso, a ADHP realiza a 5ª edição dos Prémios Excelência na Hotelaria, prémios que pretendem reconhecer as competências daqueles que se destacaram pelo seu empenho, dedicação e acrescentaram valor à sua unidade hoteleira e ao turismo no seu geral.

No entanto, a ADHP decidiu homenagear, este ano, com o Prémio Carreira, Luís Garcia Contente. Responsável pelo início da formação em Gestão Hoteleira em Portugal, Luís Garcia Contente foi director da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) desde o final da década de 60 e ocupou este cargo durante quase 30 anos.