Em 10 meses Centro ultrapassou resultados de 2013 e 2014 somados, diz Pedro Machado

“Em dez meses de 2016, foi ultrapassado o valor somado dos anos de 2013 e 2014”, afirmou o presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, que comentava os resultados da região que lidera.

“Ultrapassar a barreira mítica dos seis milhões de dormidas é uma proeza notável. O ano de 2016 na região Centro foi de consolidação do crescimento, uma tendência que já se tinha registado em anos anteriores, afigurando-se como o melhor ano desde, pelo menos, 2009”, disse esta quinta-feira Pedro Machado, à Lusa

Os dados do Instituto Nacional de Estatística sobre os primeiros dez meses do ano (Janeiro a Outubro de 2016) revelam um crescimento global médio de 10% na região, com as dormidas de turistas nacionais a aumentarem 12,2% e as de visitantes estrangeiros a crescerem 8%.

No período em análise os proveitos dos operadores de turismo cresceram 13,52%, atingindo 201 milhões de euros, valor que irá inevitavelmente crescer quando forem contabilizados os dois meses em falta (Novembro e Dezembro).

De acordo com o responsável regional, este é um resultado que “reflecte o bom comportamento da região, que atinge valores nunca antes registados e, muito em particular, o crescimento significativo do mercado externo (que cresce 14,07%), bem como, o aumento consistente e continuado do mercado interno (que cresce 11,81%), e que nos faz ultrapassar a fasquia única dos cinco milhões de dormidas, relativamente ao período homólogo de 2015.”