1º semestre fechou com mais 21 milhões de turistas no mundo

De Janeiro a Junho deste ano o mundo recebeu mais 21 milhões de turistas internacionais o que se traduziu num aumento homólogo de 4%. A Europa ultrapassou a média mundial tendo crescido 5%. Os dados são do Barómetro Mundial da Organização Mundial de Turismo

O turismo mundial cresceu 4% no primeiro semestre, com o número de chegadas internacionais a cifrar-se em 538 milhões. Não fora o mau resultado de África, que registou uma quebra de 6% no número de turistas estrangeiros recebidos, e o crescimento médio teria ainda sido maior.

Acima do crescimento médio mundial ficaram as regiões da Europa (que continuou a ser a região mais visitada do mundo, beneficiando da descida do Euro face ao Dólar), da Ásia-Pacífico e do Médio Oriente, com + 5% em termos homólogos, com as Américas a registarem um aumento de 4%.

Para o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, os resultados agora conhecidos “mostram que, apesar de uma volatilidade crescente, o turismo continua a consolidar a performance positiva ao longo dos últimos cinco anos e a proporcionar desenvolvimento e oportunidades de negócio em todo o mundo”. Por isso Taleb Rifai volta a pedir “um forte apoio ao turismo como sector que tem potencial para corresponder a algumas dos mais prementes desafios da actualidade, nomeadamente, a criação de empregos, crescimento económico e inclusão social”.